“Todo dia a mesma noite” – Oito anos da tragédia da Boate Kiss

“Todo dia a mesma noite” – Oito anos da tragédia da Boate Kiss

Em Todo dia a mesma noite, a premiada jornalista Daniela Arbex conta a história da tragédia da Boate Kiss, que hoje completa oito anos

Na noite do dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, vitimou 242 pessoas e marcou para sempre a cidade inteira. No dia em que a tragédia completa oito anos, os culpados ainda não foram julgados e as famílias seguem aguardando um desfecho jurídico para as perdas que até hoje causam dor e sofrimento. Em 2016, a repórter investigativa Daniela Arbex iniciou um minucioso trabalho de investigação para dar voz a essas pessoas, que culminou em seu livro-reportagem Todo dia a mesma noite: A história não contada da Boate Kiss, lançado pela Intrínseca em 2018.

Sobre Todo dia a mesma noite:

A reportagem definitiva sobre a tragédia da Boate Kiss se baseia em centenas de horas de depoimentos de sobreviventes, familiares das vítimas, equipes de resgate e profissionais da área da saúde — ouvidos pela primeira vez no livro —, tudo para sentir e entender a verdadeira dimensão de uma tragédia sobre a qual já se pensava saber quase tudo. A autora construiu um memorial dessa noite tenebrosa, que nos transporta até o momento em que as pessoas se amontoaram nos banheiros da Kiss em busca de ar, ao ginásio onde pais foram buscar os filhos mortos, aos hospitais onde se tentava desesperadamente salvar as vidas que se esvaíam. Foi também em busca dos que continuam vivos, dos dias seguintes, das consequências de descuidos banalizados por empresários, políticos e cidadãos.

A leitura de Todo dia a mesma noite é uma dolorosa e necessária tomada de consciência, um despertar de empatia pelos jovens que tiveram o futuro barbaramente arrancado. Enxergá-los vividamente no livro é um exercício que afasta qualquer apaziguamento que possamos sentir em relação ao crime, ainda impune.

Fonte: Editora Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *