Por: Valéria Martins
Não adianta: ela acomete todos os escritores. Por mais que digamos: “não tenha pressa de publicar”, dá um siricutico, um desejo louco de expor suas ideias brilhantes, testar o gosto do público e lá vai. Até os escritores mais famosos. É comum dizerem em entrevistas: “meu primeiro livro, eu não o considero, eu era muito inexperiente”.
Eu mesma queria lançar um livro de contos em 2016. Cheguei a entregar os originais à editora, assinar contrato. Uma amiga brasileira que vive na França, e estava de passagem pelo Brasil, pediu para ler. “Mas Valéria, isso aqui não está bom. Você não quer fazer um livro bom?” A opinião caiu como uma pedra na minha cabeça.
Eu a odiei na hora, mas depois entrei em contato com a editora e cancelei a publicação. Fui fazer oficina literária. Fui aluna do professor Ivan Cavalcanti Proença durante três anos ao longo dos quais poli meu texto e produzi novos contos que foram lidos, revisados e criticados pelo mestre. Esses contos integram agora “O lugar das palavras” (Ed. 7Letras, 2023).
Sete anos se passaram. Muito tempo? Sim. Meu livro melhorou? Sim. Pois como disse o escritor português valter hugo mãe – Prêmio José Saramago 2007 e Prêmio Portugal Telecom 2012 – em entrevista ao Jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná:
“Literatura e pressa não combinam. Tudo com livros é demorado”.
De fato. A gente demora a escrever. Depois demora a encontrar editora. A editora, ao contratar o livro, tem dois anos para publicá-lo. Se não o faz, o original volta para o escritor, sem prejuízo para as partes. O processo de edição de um livro pode durar uns seis meses. A gráfica demora entre 15 e 20 dias. O cadastro dos livros nas livrarias demora em torno de um mês. O público também demora a tomar conhecimento da existência do livro – é preciso divulgar bastante. Vender livros é um desafio: é demorado o processo de furar a bolha dos amigos, parentes, colegas de trabalho. Por fim, uma vez comprado, o livro pode ficar em uma pilha e demorar muito para ser lido.
Por isso, escritores, lembrem-se: cuidado com a pressa para publicar. Ela é danosa. Ela não ajuda a carreira, só atrapalha.
Fonte: Oasys Cultural
Onde adquirir “O lugar das palavras”: site da editora 7 Letras
Ou direto com a autora para receber autografado – 21 99804-9184 (whatsapp)
Max Moreno
© 2023 por Max Moreno