"Roberto Carlos Outra Vez" - Novo livro sobre o "Rei"

Músicas de grande apelo popular, capazes de se transformar em baladas que marcam romances, em hits funerários e até em inspiração para nome de zagueiro brucutu. Músicas de autoria de compositores variados e consagradas por um artista moldado pelo rock, pela bossa nova e pelo brega que abarcava gêneros como o bolero e o tango.
Esse é um resumo da "tal canção do Roberto", assunto que está no centro de "Roberto Carlos Outra Vez", novo livro de Paulo Cesar Araújo sobre o consagrado cantor.
Os nomes de Roberto Carlos e Paulo Cesar Araújo estão entrelaçados há tempos. Publicada em 2006, "Roberto Carlos em Detalhes", primeira biografia do jornalista sobre o músico, virou alvo do imbróglio jurídico que levou ao STF a discussão sobre a legitimidade de relatos biográficos não autorizados pelos biografados. Demorou, mas a liberdade de imprensa venceu. Agora, Paulo Cesar se debruça novamente sobre a trajetória de seu personagem para, com informações e histórias inéditas, entregar aos leitores mais um longo registro sobre a vida de Roberto.
Com foco no período que vai de 1941 a 1970, "Roberto Carlos Outra Vez" é o primeiro de dois volumes desse trabalho. De "O Divã" a "Jesus Cristo", cada um dos 50 capítulos é ancorado por uma canção diferente consagrada por Roberto. Orbitando pelas histórias por trás das letras e das gravações, Paulo César aos poucos apresenta ao leitor os traços que também compõem a trajetória do artista. Bem executada, é uma solução que dá um elogiável dinamismo a um gênero tantas vezes marcado por narrativas com estruturas engessadas demais.
Matéria completa
AQUI.
Fonte: Página Cinco - UOL


